Atendimento Integral na Educação Infantil
As vivências possibilitadas no cotidiano educativo, nas interações e brincadeiras com outras crianças e pessoas adultas, contribuem, gradualmente, no desenvolvimento de estratégias de observação, na criação de hipóteses e narrativas, na resolução de desafios de maior complexidade e na construção da sua identidade e autonomia. O atendimento educativo ocorre de forma integrada, envolvendo a dimensão social e pedagógica para o acolhimento e estímulo às aprendizagens das crianças para que construam uma visão de mundo e de si mesmas, tendo por base o marco regulatório da proteção integral para a primeira infância que consolida uma cultura favorável à defesa e proteção aos seus direitos fundamentais.
Neste contexto, o Educandário concebe as crianças enquanto sujeitos de direitos e pessoas em processo de desenvolvimento, portanto com possibilidades de construir conhecimentos e de interagir no meio em que vivem, por isso a necessidade das ações voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Atualmente, o Educandário atende 160 crianças em horário integral, de segunda a sexta-feira, no horário das 07h às 16h.
O trabalho pedagógico prioriza aspectos como a afetividade, a interação, as brincadeiras, o movimento, a organização do tempo e do espaço, e ainda as diferentes linguagens. Além do acolhimento e da rotina de cuidado da higiene e alimentação, as crianças estão organizadas em salas de referência por faixa etária e participam de atividades utilizando diferentes linguagens (artes plásticas e cênicas, recreativas, musicalização, contação de histórias, jogos e brincadeiras), considerando sua fase de desenvolvimento.
Musicalização
A atividade de musicalização envolve todas as crianças atendidas, organizadas por sala de referência, uma vez na semana. No berçário, as músicas vão explorar o balançar, embalar e os objetos. As crianças que já começam a andar terão atividades com movimentos, brincadeiras de roda, de colo, de mãos, de exploração livre de instrumentos e objetos sonoros. A partir dos dois anos, as aulas de musicalização ampliam o repertório envolvendo histórias interativas, jogos cantados, atividades de percepção, esquema corporal, canções gestuais e práticas instrumentais. As crianças também serão estimuladas a descobrir que seu corpo produz sons e que esses timbres corporais são instrumentos que podem ser utilizados para acompanhar canções, como bater palmas e os pés. A música também permeia as Rodas de Contação de Histórias, que acontecem com as crianças de dois anos acima, utilizando livros de literatura infantil e objetos diversos, com a participação ativa das crianças.
Vivência Intergeracional
As crianças que integram as turmas de 4 e 5 anos participam de uma vivência com as pessoas idosas acolhidas no Abrigo Lar Batista para Anciãos, no bairro da Várzea. O Abrigo está em funcionamento há 30 anos e abre suas portas para apoio e engajamento comunitário. As crianças preparam uma apresentação artística (encenação, coral, dentre outras) e se deslocam para o abrigo para abrilhantar e encantar os idosos.
Fortalecimento de vínculos familiares
A educação infantil é um espaço de socialização diferente do familiar, onde além de cuidar da criança deve criar as condições para o seu desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional. Entretanto, mesmo tendo funções específicas - família e instituição - precisam atuar de forma articulada na perspectiva do desenvolvimento integral da criança. Nesse sentido, para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o Educandário busca valorizar e respeitar as diferentes formas de arranjos familiares e fortalecer sua função de transmissora de valores, de suporte físico, afetivo e social, utilizando como estratégias metodológicas a realização de visitas domiciliares, rodas de diálogo, reuniões temáticas e eventos de integração.
Atenção à Saúde
De forma preventiva, as crianças são acompanhadas por uma auxiliar de enfermagem e uma odontóloga, sendo os casos de maior complexidade encaminhados para os serviços especializados que integram a rede de proteção social do município. As crianças também recebem uma alimentação balanceada em três refeições diárias, preparadas sob a orientação de uma nutricionista.